Um clichê para um Orc

"Eu poderia cavar nas profundezas das minhas lembranças, mas não havia como saber o que estava fazendo aqui."


Existem alguns clichês que facilitam o início de qualquer aventura. Um dos mais usados é o do herói, abandonado ou derrotado, despertando de um sono pesado, sem memória. Além de envolver maior mistério, o uso desse artífice garante um começo mais animado, deixando a descrição do universo em que a história se passa para o seu desenvolvimento, enquanto o protagonista vai recobrando sua memória.

Esse pode ser o início da aventura de um herói na era das espadas e escudos, capas e magias, arcos e flechas, mas aqui é o início da história de Turuk, um meio Orc.

Orcs & Goblins é um quadrinho europeu publicado pela Soleil, que tive acesso graças ao trabalho que vem sendo feito a mais de dez anos pelo Ndragheta. Com roteiro do francês Jean-Luc Istin e arte do brasileiro Diogo Saito, a história se passa no mesmo universo de Elfos e Anões (e é recomendado a leitura de ambos), também publicados pela Soleil.


Nessa primeira edição, Turuk, um meio Orc, acorda em uma cidade deserta, com dores pelo corpo, hematomas no rosto e uma forte dor de cabeça, proveniente do corte em sua nuca. Explorando a cidade a procura de alguém pudesse lhe ajudar a recuperar a memória, é surpreendido por uma arqueira que quer sua cabeça e como se isso não fosse o suficiente, criaturas que se escondem nas sombras infestaram o que antes era uma cidade próspera.

Devo dizer que gostei bastante da história, embora em alguns momentos tenha achado os diálogos um pouco fracos. Mas a forma como a história vai sendo desenvolvida é bem interessante e os personagens bem elaborados. O que me agradou mais ainda é a arte de Saito, os desenhos dos personagens são limpos, o que ajuda nos detalhes, e os cenários muito bem riscados, achei a taberna e biblioteca muito bem aproveitadas, com riquezas de detalhes.

Seria muito bom se quadrinhos desse gênero chegassem aqui com maior frequência, e preços acessíveis. Enquanto isso não acontece, me resta procurar scans ou esperar o tradução no blog Ndragheta. Parece que Orcs & Goblins possui, até o momento, oito edições, uma boa aventura deve se desenrolar nesse meio, ainda mais do final dessa primeira edição.

Comentários

Postagens mais visitadas