Star Ocean e a esperança que nunca morre


Mais uma vez me peguei pesquisando sobre Star Ocean: Blue Sphere. Para quem desconhece, essa é uma das grandes franquias da Tri - Ace, ao lado de Valkyrie Profile. Depois de jogar os remakes do dois primeiros títulos no PSP, The First Departure e The Second Story, respectivamente, fui atrás da sequência. Foi aí que veio a confusão, pois Blue Sphere só possui a versão em japonês, ainda não traduzida.

A HISTÓRIA DO JOGO

Dois anos depois das aventuras no planeta Expel, Claude volta à terra junto com seus novos amigos, Rena, Leon e Precis. Quando a nave dos caçadores de recompensas, Ernest e Opera, caem no reconhecido planeta Edifice e eles ficam impossibilitados de seguir viagem, mandam um sinal de socorro. Com Claude e Rena fora em outra missão, Precis reúne seus amigos que ainda se encontram em Expel e parte para ajudar Ernest e Opera. 

Chegando próximo a Edifice, são atingidos pela estranha gravidade do planeta, sua nave cai. Essa cena acontece em uma animação muito bonita. Agora a equipe precisa se dividir para encontrar Ernest e Opera, ao mesmo tempo em que procuram recursos para consertar a própria nave.


UMA JOGABILIDADE QUE SURPREENDE

No fim acabei optando por tentar jogar a versão em JP, até consegui um cartucho em uma de minhas buscas por jogos. O sistema é bem intuitivo, logo consegui me adaptar e aproveitar um pouco do jogo. Mas oras, Blue Sphere é um RPG e se não for possível acompanhar a história, não vale a pena. Larguei de mão e hoje espero ansioso por uma versão ao menos em inglês (ou que eu aprenda japonês de uma vez por todas).

Mas vamos ao pouco que pude jogar. O que notamos logo de início é que o jogo é bem bonito, lançado em 2001 no Game Boy Color, já no final de sua vida, o cartucho aproveita ao máximo o que o console pode oferecer. O sistema de batalha é bem interessante, começando com a novidade de que os inimigos ficam espalhados pelo mapa e não escondidos aparecendo apenas em batalhas aleatórias. O melhor disso é que você consegue pegar o inimigo desprevenido, ganhando vantagens no começo da batalha. Já a batalha acontece em tempo real, é preciso ser rápido para usar seus ataques e habilidades, embora só enfrentemos um adversário por vez, derrubá-lo não é uma tarefa fácil, ao menos no começo do jogo.


A ESPERANÇA QUE NUNCA MORRE

Em meados de 2012 deu-se início um projeto de tradução, que seria feita por um fã. Depois de 7 anos, ainda não temos muitas novidades sobre ele, mas aparentemente o projeto ainda está em aberto.

Algum tempo antes, em 2009, o Star Ocean: Blue Sphere foi lançado para smartphones, porém, mais uma vez, foi localizado apenas no Japão. Quando o jogo chegou ao Game Boy Color, a Square Enix (apenas Enix, na época), que lança todos os jogos da Tri - Ace, chegou a anunciar seu lançamento no ocidente, mas com o GBA chegando com força total, o projeto foi abandonado, até porque daria muito trabalho para implementar uma tradução, já que pouco espaço do cartucho era reservado aos diálogos.

Mas ainda resta a esperança de que um dia uma boa alma o traduza ao menos para o inglês. Enquanto isso não acontece, me resta continuar a tortuosa jornada que é o meu estudo em japonês para, quem sabe um dia, chegar a um dos finais dessa aventura espacial.

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