Welcome stranger!


Fiquei por uns dias pensando em como começar esse blog (embora já tenha algumas publicações que importei de outro blog que eu tinha). Então pensei em um dos jogos mais emblemáticos do cenário RPGístico, junto com sua frase mais memorável. Então: Welcome stranger!

Lançado originalmente em 31 de dezembro de 1996, para PC, Diablo ainda teve tempo de ser eleito como melhor jogo do ano por muitas mídias da época. Talvez isso se deva a sua forma obscura de contar a épica luta da raça humana contra criaturas demoníacas, culminando no confronto com o próprio Diablo. Mas para falar desse jogo, precisamos voltar ainda mais no tempo, para entender suas referências e inspirações, então voltemos ao Commodore em 1982.

TELENGARD, AS RAÍZES DO QUE SERIA DIABLO
Telengard é um dungeon crawler antes mesmo do termo existir. Desenvolvido por Daniel Lawrence e publicado pela Avalon Hill, o jogo ganhou ports para Commodore 64, Apple II, Atari 8-bit e outros consoles da época.




Inspirado no jogo de tabuleiro Dungeons and Dragons, Telengard traz 50 níveis pelos quais você tem que passar enfrentando criaturas e recolhendo tesouros, tendo como único objetivo sair vivo. Para ajudar nessa aventura, você usa sua força e magia, que vão evoluindo conforme passa de nível. Cada nível possui criaturas e armadilhas, são 20 monstros entre mortos-vivos, fantasmas e dragões!

Embora em 1996 muitos clássicos do RPG já fossem famosos (como Dragon Quest e Final Fantasy), David Brevik bebeu muito de Telengard para a criação de Diablo. Embora em visão isométrica e ação em tempo real, a obscuridade do jogo de 1982 está presente, e sua complexidade vem junto.

AGORA SIM, DIABLO!
Meu primeiro contato com Diablo foi através do Playstation 1, versão que foi lançada em 1998. Na época eu ainda jogava muito os RPGs do Mega Drive e estava provando alguma coisa do Dreamcast, mas ver os gráficos de Diablo me deixou sem palavras. Embora o Dreamcast também possuísse ótimos gráficos para a época, o port lançado para Playstation trazia algo novo para o RPG, seus 16 níveis que eram gerados aleatoriamente eram um bom desafio para o replay e a possibilidade de salvar o nível e equipamentos dos personagens e voltar para o início do gameplay garante mais horas de farm.




No início criamos nosso personagem, é tudo bem rápido. Temos a opção de jogar como guerreiro, mago e, claro, Arqueiro! Personagem escolhido, distribuímos mais alguns pontos de atributos como melhoria e escolhemos o nome. Já estamos prontos para jogar.

Existem alguns modos de jogo, que vai do bem fácil para o hard core, chamado de nightmare. O ideal para quem quer ganhar muitos leveis antes de enfrentar o Diablo é ganhar um certo level no modo normal e depois voltar e fazer os primeiros andares no nightmare, assim você ganha level, ouro e equipamentos melhores.

O legal da versão para Ps1 é que podemos jogar no modo multiplayer, na época eu passava horas jogando com um amigo, chegamos ao level 36, ou algo assim. Quem gosta de upar o nível dos personagens vai ter horas de jogo facilmente.

CURIOSIDADES E EASTER EGGS DE DIABLO 1
Talvez uma das maiores curiosidades desse primeiro jogo da série Diablo é algo que pouco ouvimos falar, eu mesmo só fiquei sabendo disso uns dias antes de começar esse texto. Com o sucesso do primeiro jogo, a Blizzard North decidiu fazer um port para um console muito adorado na época: o Gameboy!




Mas o projeto foi abandonado, foi decidido que seria melhor se empenhar no desenvolvimento da sequência, o que valeu a pena já que Diablo 2 trouxe grandes melhorias a série.

Outra coisas que pouco percebem são mensagens escondidas na tela inicial da versão para PC. Próximo ao chifre direito do Diablo podemos ver as mensagens "buy war II", referente a Warcraft II: Tides of Darkness, e "Natalie Portman Rocks", que indica a admiração confessa da equipe pela atriz.

Mas é claro que existem coisas obscuras no jogo. Se prestarmos bastante atenção no sexto andar, poderemos escutar choro de crianças, o que pode ser bem assustador dependendo da sua imersão no jogo. E já no final, quando encontramos Diablo, escutamos uma língua de arrepiar, jurando que é a língua do demônio. Mas depois de um tempo o mistério foi desvendado e descobrimos que ele simplesmente diz "Coma seus vegetais e escove os dentes após cada refeição" de traz para frente e em inglês.




VEREDITO
No começo, Diablo não seria um action RPG, mas sim um RPG com batalhas em turnos, como era costume na época. Mas Daniel decidiu criar algo mais como Warcraft Orcs & Humans, que também é da Blizzard. Essa se mostrou uma decisão certeira, já que hoje Diablo é um dos maiores RPGs do mundo e serve de inspiração para muitos outros. A série já tem 3 jogos com suas expansões, estamos esperando um quarto título e espero conseguir falar de todos eles aqui!

Comentários

Postagens mais visitadas